
Os cálculos renais popularmente conhecidos como pedras nos rins são formados por cristais e compostos de diversos minerais abrigado nos rins que podem se deslocar até as vias urinárias originando complicações e dores.
Para evitar o problema é ideal o consumo de líquidos, como água, sucos e chás. È importante ressaltar que a ingestão de líquidos deve ser constante.
Outro fator que ajuda na dissolução dos cálculos renais, principalmente em pacientes que possuem altos índices de ácido úrico na urina é a alimentação. Estas pessoas devem evitar comer carne vermelha, frutos do mar e peixes, alimentos ricos em proteínas, como feijão, nozes e grão de bico, porque eles aumentam significativamente os riscos de pedras nos rins.
O cálculo renal é mais comum em homens, porque devido a alguns fatores, como composição óssea maior, obesidade, sedentarismo e maior consumo de alimentos ricos em cálcio e em proteínas. Já na mulher é no período da menopausa que a probabilidade de formar a probabilidade de formar cálculos aumenta.
O tratamento depende do tamanho, da composição química e da localização do cálculo, podendo ser apenas um acompanhamento clínico, com uso de medicação ou até mesmo realização de uma cirurgia.