Compartilhar

A pandemia da ​Covid-19 ​trouxe novas questões relacionadas à função das vitaminas no nosso organismo ​e sua associação com o sistema imunológico. Mas, o grande volume de informações pode gerar confusão. Para melhor esclarecer o assunto,explicamos alguns mitos e verdades sobre o uso das vitaminas e a relação com a imunidade. Vamos lá?

A vitamina D protege contra gripes ou resfriados.

Mito. Apesar de estudos apontarem a contribuição da vitamina D na modulação do sistema imunológico, não há uma relação causal estabelecida entre deficiência da vitamina e formas mais importantes de infecções respiratórias virais. As pesquisas que sugeriram um papel protetor da vitamina D mostraram eficácia apenas em indivíduos com deficiência acentuada do nutriente.

Quem consome vitamina C não fica doente.

Mito. Enquanto alguns estudos mostram que ela ​pode ajuda​r a reduzir a duração do resfriado comum, outros não evidenciaram efeitos da suplementação na diminuição da incidência da infecção na população geral. ​Portanto, mesmo a ingestão de quantidade​s diária​s recomendada​s ​não impede gripes e resfriados. ​A melhor forma de manter a necessidade de vitamina C adequada é através da ingestão diária de frutas e vegetais.

Quanto mais vitaminas consumir, melhor.

Mito. O nosso organismo possui um limite para absorver e usar as vitaminas, sendo que o excesso pode até fazer mal. Então, antes de consumir qualquer vitamina, consulte sempre o seu médico ou nutricionista.

Há condições e substâncias que atrapalham a absorção das vitaminas. Verdade. Algumas condições como doenças do trato gastrointestinal, diarreia crônica e o consumo de bebidas alcoólicas podem comprometer a absorção de determinadas vitaminas.