Visualizar o corpo humano por dentro, identificar alguma doença ou problema no corpo, dando suporte ao diagnóstico e tratamento. Essas são algumas funções do radiologista, profissional que usa as radiações para que o paciente receba orientação para o tratamento.

Esses profissionais exercem a função contando, principalmente, com o uso de aparelhos como tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear, para gerar e analisar uma imagem. Ou seja, eles funcionam como elo entre essa paciente e os médicos para que o paciente receba o diagnóstico e o tratamento adequados.

Esse profissional é fundamental, pois quanto mais assertivo for o diagnóstico, mais benefícios terá o paciente.

Segurança do trabalhador

O uso correto de dos equipamentos de proteção é fundamental para a saúde dos radiologistas. Esse é um cuidado adotado pelos profissionais. Os radiologistas se protegem com os aventais de chumbo, com paredes que têm esse produto também ou vidro. Eles têm material com tratamento específico para tentar diminuir mais a a radiação. Além disso, quanto mais atual a máquina utilizada, menos radiação ionizante ela emite aos seus operadores e pacientes.

Segurança do Paciente

O exame de raio-X é seguro para o paciente. A dose de radiação envolvida na maioria dos exames de Raios X, ainda mais quando se tem tecnologias melhores hoje, é bem pequena.

Com informações: Ministério da Saúde