Compartilhar

O Hospital Dr. Cândido Junqueira passou a oferecer a todos os seus colaboradores ginástica laboral. As aulas, que tem a supervisão da fisioterapeuta do Hospital, Lívia Rafaiela F. de Souza, acontecem diariamente no período de 15h às 18 h na sala dos médicos da instituição.

Durante os encontros os colaboradores do Hospital praticam exercícios físicos direcionados, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações.

Para melhor atender os funcionários da instituição foi realizada uma pesquisa com o objetivo de saber quais os locais em que os colaboradores sentiam mais dores no decorrer do dia de trabalho. O estudo foi realizado no período de 25 de maio a 25 de junho e teve como resultado que as pessoas que trabalham no Hospital de Cruzília têm mais dores nas coluna, depois ombro e em seguida nas pernas.

“A partir da realização dessa pesquisa conseguimos direcionar os exercícios das aulas, para reduzir as dores dos funcionários”, afirma Lívia, fisioterapeuta.

Ana Paula Massafera, funcionária do Hospital, comenta que tinha muitas dores nas costas durante o trabalho e que depois que ela começou a fazer as aulas de ginástica labora, elas desapareceram. “ Hoje consigo exercer melhor a minha função, com mais disposição e sem nenhuma dor”, diz. Ainda de acordo com ela, a iniciativa do Hospital Dr. Cândido Junqueira de oferecer ginástica laborar a seus colaboradores é bastante positiva.

Maria Helena Landim, também colaboradora da instituição de saúde, sempre teve vontade de fazer exercícios mais não tinha tempo. “Agora consigo cuidar da minha saúde no meu trabalho, participando das aulas de ginástica laboral, que por sinal me fazem muito bem”.

A ginástica laboral traz vários benefícios fisiológicos,psicológicos, sociais e empresariais para a quem a pratica. A fisioterapeuta do Hospital, Lívia, destaca alguns deles.

“A prática da ginástica laboral combate e previne doenças profissionais, o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, além de melhorar a flexibilidade, força, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo assim, uma maior mobilidade e postura”, ressalta.

Ainda de acordo com Lívia, a empresa que oferece ginástica laboral a seus funcionários também é beneficiada. Há uma redução dos gastos com afastamento e substituição de pessoal, redução de queixas, afastamento médicos e lesões e melhora da imagem da instituição junto aos empresários e a sociedade.