Orientações para pacientes que forem fazer exame no Hospital Dr. Cândido Junqueira.

Ultrassom abdominal ou de rins

Véspera
• 2 comprimidos de Dulcolax às 18h.

Dia do exame
• Jejum absoluto.
• Não tomar água.
• Ficar sem urinar a partir das 22h.

• Para marcar o exame é preciso apresentar o pedido médico.
• Se o exame for marcado por convênios é necessário a apresentação da guia de autorização para agendamento.
• O paciente deve apresentar todos os exames anteriores para análise.
• Se você é contribuinte do Carnê do Hospital, favor apresentá-lo no dia do exame.
• Pacientes menores de idade devem comparecer acompanhados da mãe, pai ou responsável.
• É importante ressaltar que o preparo dos exames pode variar de hospital para hospital.

Ultrassom de próstata, pélvica ou transvaginal

Dia do Exame
• Vir com a bexiga cheia.
• Ficar sem urinar 4 h antes do exame.
• Tomar 4 copos de líquido 1h antes.

• O paciente deve apresentar todos os exames anteriores para análise.

Raio-X de abdômen, coluna lombar e bacia

Véspera
• Tomar dois Dulcolax às 18h.

• Não precisa de jejum.

Tomografia com contraste

Véspera
• 1 comprimido de Meticorten 20 mg às 8h e às 20h.

• Jejum absoluto.

Mamografia

Dia do Exame
• Tomar banho e não passar desodorante nas axilas.
• Não passar creme hidratante nas mamas.
• Trazer todos os exames anteriores de mamografia ou de ultrassom de mama.

Eletroencefalograma

Véspera
• Lavar a cabeça com sabão de coco no dia anterior ao exame e comparecer com os cabelos limpos e secos.
• É importante não usar shampoo e condicionador ou qualquer tipo de produto nos cabelos.
• Remédios como calmante, remédio de faixa preta não devem ser tomados um dia antes do exame.
• Pacientes que precisam realizar o exame dormindo deve fazer privação de sono na noite anterior ao exame pelo menos de 4 horas.

Endoscopia digestiva alta

Véspera
• Jejum a partir das 22h do dia anterior ao exame.

No dia do exame
• Pacientes que forem fazer o exame trazer acompanhante.

Colonoscopia com anestesia

Véspera
• O paciente pode ingerir sopas de legumes e carne batidos no liquidificador, chá, água, bolachas de água e sal, biscoito de polvinho e sucos naturais.
• O paciente não pode tomar leite e derivados.
• Tomar 2 comprimidos de Dulcolax às 10h.
• Tomar 2 comprimidos de Dulcolax às 16h.
• Às 18h iniciar com solução de Manitol ( diluir os dois frascos em meio litro de água ou suco natural, menos de laranja. Tomar um copo de 15 em 15 minutos.
• Após terminar com o Manitol tomar 100 goras de Lufital.
• A partir das 22h jejum absoluto, não podendo tomar nem água.

Observação
• Se o intestino não funcionar o paciente deverá telefonar para 3346-1212 para informar.
• O paciente deverá vir acompanhado para a realização dos exames.
Chegar 15 min adiantado do horário marcado, se desistir do exame favor ligar desmarcando