O Hospital Dr. Cândido Junqueira utiliza o alojamento conjunto na Maternidade, que segundo o Ministério da Saúde é um sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece com a mãe, 24h por dia, em um mesmo ambiente, até a alta hospitalar.

Historicamente, até primórdios do século 20, os hospitais eram construídos sem o setor do berçário e o bebê era colocado imediatamente após o parto aos cuidados de sua mãe. No Brasil, as primeiras instalações surgiram somente após a 2ª Guerra Mundial. As altas taxas de infecção puerperal, epidemias de diarreia e de infecção respiratória favoreceram alta taxa de mortalidade infantil, o que reforçou a recomendação do isolamento e da mínima manipulação do bebê, até mesmo da mãe. À partir dos anos 80 é que se resgatou a antiga modalidade de cuidados.

Cabe à mãe e não à enfermagem as tarefas corriqueiras de cuidados do bebê, como o vestir, dar o banho e até trocar as fraldas. Os profissionais ficam apenas na supervisão.
O alojamento conjunto tem por finalidades: aumentar o índice de aleitamento materno; estabelecer vinculo afetivo entre mãe e filho; reduzir o índice de infecção hospitalar cruzada; estimular a participação do pai no cuidado com o recém nascido; possibilitar o acompanhamento da amamentação, sem rigidez de horário, visando esclarecer às dúvidas da mãe e incentiva - lá nos momentos de insegurança e diminuir a ansiedade da mãe frente às experiências vivenciadas.

Para que este atendimento seja oferecido é preciso que o bebê seja saudável, ter mais que 2kg, mais de 25 semanas de gestação.

BENEFÌCIOS

Por Lei Federal, todas as maternidades devem oferecer esta modalidade de assistência, sendo que a escolha pelo método, permanência intermitente ou continua cabe primeiramente a mãe, com respaldo do pediatra e do obstetra, independente do sistema, o vinculo afetivo que se estabelece e o que permite fazer desta oportunidade uma experiência única, que refletirá o compromisso de toda uma vida com a maternidade.