Compartilhar

A chegada da Primavera, que acontece no próximo dia 21, traz consigo, além das flores, doenças e agravos típicos da estação, que surgem principalmente devido ao aumento da temperatura e da baixa umidade do ar. É sobretudo nestes próximos três meses, que a saúde de pessoas alérgicas a pó, pólen e poluição geralmente fica ainda mais sensível. O surgimento de casos de infecções respiratórias, como rinite, bronquite e asma, também é típico desta época do ano.

A prevenção ao surgimento dessas doenças se faz através de, principalmente, bons hábitos de higiene – como a lavagem frequente das mãos; da ingestão de bastante água, e evitar locais de aglomeração, mantendo o ambiente limpo e arejado com janelas abertas.

Manter os ambientes arejados, na primavera, é fundamental para evitar os desconfortáveis efeitos do pólen das flores nas vias respiratórias. A entrada de sol em lugares ventilados elimina fungos e ácaros, evitando rinites, corizas, coceira e alergias.

Vale destacar ainda que, ao retirar as roupas leves do fundo do armário, que estão sem ser usadas há um bom tempo, é recomendado lavá-las antes de usar para eliminar fungos e ácaros presentes nelas. É recomendado também suspender o uso de tapetes durante este período do ano.

Além de desencadear agravos respiratórios, o aumento de substância irritantes no ar também pode levar ao surgimento da conjuntivite, que é uma inflamação na mucosa que reveste o globo ocular e causa vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade à luz. O cuidado com a higienização das mãos, principalmente antes de tocar no nariz, boca e olhos, e a limpeza do ambiente são os meios de melhor prevenção.