Três copos de suco de industrializado tem aproximadamente 300 calorias, o referente a uma porção média de batata. O suco ainda tem mais ou menos a mesma quantidade de calorias do refrigerante.
Vários sucos de caixinha vendidos nos supermercados na verdade são néctares, são os mais baratos e populares. Neles a maior parte da bebida é água, açúcar e aditivos químicos. Não existe nada de ilegal nisso. Ministério da agricultura prevê que esse tipo de bebida tenha pelo menos de 30% a 50% de suco conforme a fruta.
De acordo com informações divulgadas pelo Idec ( Instituto de Defesa do Consumidor, os fabricantes não são obrigados a divulgar a quantidade de suco de fruta que há no produto.
No ano passado, o instituto realizou um teste e descobriu que além de pouca fruta, muitos néctares tem açúcar demais. Um suco de uva chegou a ter 29g em 200 ml,. A mesma quantidade de refrigerante de cola possui 21g.
A diferença é que no suco os carboidratos vêm da fruta, (frutose) porém na embalagem isso não é descriminado.
A frutose é um carboidrato de alto índice glicêmico, faz o nível da glicemia do sangue subir rapidamente favorecendo o desenvolvimento de obesidade e diabetes.
Por esse motivo vários especialistas não recomendam o consumo liberado de suco industrializado. Isso vale também para os sucos integrais com adição de açúcar industrializados ou feitos em casa.
Quando a fruta vira suco, ela se disvirtua, perde a fibra e a quantidade de açúcar é concentrada. Para as crianças isso ainda é pior porque o doce pode dar uma falsa sensação de saciedade.
Apesar de também ser rico em carboidratos, os sucos integrais sem adição de açúcar, são melhores que os néctares, porque não tem aditivos e conserva parte dos nutrientes da fruta. O de uva por exemplo possui antioxidantes.
O alerta vale também para os sucos de soja, que além de adoçantes tem isoflavona, fitoesterol semelhante ao hormônio feminino.
Para fugir desses e de outros riscos o ideal é trocar o suco por água ou consumir a fruta in natura.
Com informações: Folha de São Paulo