Compartilhar

Padre Luis Tezza

petezza

Nasceu em Conegliano, Itália, no dia 1 de Novembro de 1841. Zeloso e exemplar Sacerdote camiliano, decidiu fundar na Igreja um Instituto religioso feminino que se dedicasse, também com voto especial, à assistência aos doentes.

No dia 2 de Fevereiro de 1892, deu início à Congregação das Filhas de São Camilo, em colaboração com a jovem Judite Vannini (depois Madre Josefina) que se tornou co-fundadora, para a assistência aos doentes, mesmo com risco de vida.

Ciência e piedade foram as suas características principais. Homem de grande fé e se abandonou à vontade de Deus, constante afabilidade e caridade para com todos, de modo especial para com os doentes pobres, na Itália, França e Peru.

Faleceu em 26 de Setembro de 1923 em Lima (Peru) onde durante 23 anos desenvolveu um intenso trabalho apostólico, nos hospitais, a domicílio, prisões e em vários institutos religiosos e seminários como diretor espiritual, “amado por todos como pai e venerado como santo”.

Madre Josefina Vannini

madre

Nasceu em Roma a 7 de Julho de 1859. Órfã de pai e mãe, aos 7 anos, foi educada no Instituto de Torlonia até os 21 anos. Atraída pela vida religiosa, pediu o Habito das Filhas da Caridade, sendo admitida ao Noviciado.

Em Roma, durante um curso de exercícios espirituais, conheceu o Padre Luís Tezza – naquele tempo Procurador Geral dos Camilianos – o qual, percebendo dotes não comuns naquela jovem, convidou-a para colaborar na fundação do Instituto “Filhas de São Camilo” por ele sonhado.

Mulher forte, de profunda vida interior, soube encarnar muito bem o carisma evangélico-camiliano, doando-se totalmente aos doentes.

Depois de ter orientado o Instituto por 19 anos, morreu em Roma em 23 de Fevereiro de 1911.