Compartilhar

Bexiga “baixa”, bexiga “caída”, bexiga “flácida” são todos nomes populares que descrevem a cistocele, e que significa a “descida” da bexiga do seu lugar habitual. Há maiores chances de acontecer a cistocele durante a menopausa, em mulheres que têm constipação intestinal, e naquelas obesas, para citarmos algumas das causas.

Preparamos um material sobre o assunto para você esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com um simples exame físico.

Qual o tratamento?
Em estágios iniciais podem ser realizados exercícios, fisioterapia pélvica para melhorar a função dos músculos do assoalho pélvico. Caso não melhore ou em casos mais avançados, realiza-se cirurgia.

A bexiga baixa pode provocar outros tipos de doença?
Não causa outras doenças, porém existe uma tendência à progressão. Ou seja, a cistocele irá aumentar sua protusão pela vagina caso não seja tratada.

A bexiga baixa acarreta problemas na relação sexual?
Sim, a mulher pode ter algum grau de desconforto no momento da relação,

Existe prevenção?
Até o presente momento, não conhecemos medidas preventivas eficientes. Mas as mulheres que não recebem uma assistência de parto adequada têm maior risco de desenvolver o problema. Existem estudos tentando demonstrar que exercícios da região perienal poderiam diminuir o risco, porém ainda não existe comprovação de que essa medida seja eficiente.