A covid-19 é uma doença traiçoeira que só no Brasil fez mais de 300 mil vítimas.

O contágio se inicia pelo trato respiratório. O vírus entra pela boca e nariz a partir do contato com uma pessoa infectada. Nessa fase inicial, ele começa a se multiplicar no organismo de maneira desenfreada e nem sempre o indivíduo vai apresentar sintomas.

O período de incubação do vírus começa a ocorrer a partir dos primeiros sintomas, que podem ser tosse, dor de cabeça, febre, dor no corpo entre outros.

Essa primeira fase dura de 5 a 7 dias e nesse intervalo o organismo ainda não teve tempo suficiente para produzir anticorpos. O organismo, na verdade, está se preparando para começar a atacar esse novo inimigo.

Na maior parte das vezes, o sistema imune consegue combater o vírus de forma eficaz. Por isso, a maioria das pessoas apresenta apenas sintomas leves e recuperam-se após alguns dias. Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer?

Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada. Nesse momento do ciclo, há poucos vírus no organismo, mas a maioria das agressões é feita pelo próprio sistema de defesa. Isso significa que a forma como a imunidade interage com o vírus influencia muito na gravidade da doença, sem contar que o tratamento intra-hospitalar também interfere muito na defesa do paciente. São altas doses de corticoide, antibióticos e medicamentos,além do paciente muitas vezes precisar ficar internado por semanas.

Nesse estágio pode ser necessário suporte de oxigênio ou até intubação, dependendo da evolução, já que os pulmões estão cheios de fluidos.

Se o sistema imunológico do paciente não consegue se defender e causa uma inflamação generalizada, essa desordem do sistema imune pode gerar falência múltipla de órgãos e parada cardiorrespiratória. Os médicos, então, tentam conter as complicações que podem surgir a partir da Covid, como trombose, derrames e problemas renais. É uma doença complicada e pode ocorrer uma piora em 3, 4 dias. É rápido.

A verdade é que ainda não sabemos por que isso acontece. Mas isso também ocorre não apenas com pacientes com Covid-19, mas também com outras doenças infecciosas, como as causadas por bactérias, como meningococo e pneumococo, e as doenças virais, como dengue, febre amarela, etc. Por isso não é possível prever exatamente como cada paciente vai evoluir, pois isso depende muito do sistema imunológico de cada um. Pacientes sadios podem evoluir mal, pacientes idosos podem evoluir bem.