Desde o dia 1 de setembro, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) deu início ao Setembro Dourado. A campanha se estende por todo mês e deve chamar a atenção da população sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer infanto-juvenil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é a doença que mais mata jovens de 01 a 19 anos no Brasil e a estimativa é que pelo menos 12,6 mil crianças e adolescentes sejam acometidos por um câncer nos anos de 2016 e 2017.

Os cânceres mais comuns na infância e na adolescência são as leucemias (doença que afeta os glóbulos brancos), os cânceres do sistema nervoso central e linfomas (que atinge o sistema linfático). Mais raros, mas registrados com certa frequência, os neuroblastomas e Tumor de Wilms (que afeta os rins) também são doenças que acometem os pequenos.

Mas as famílias não devem desanimar com um diagnóstico de câncer em mãos, ainda de acordo com o Inca, as chances de cura dos cânceres infantis são de 70% se forem descobertos precocemente.