Compartilhar

Você sabia que beber água ajuda a diminuir as chances de que a pessoa sofra por infecções virais, entre eles formas mais graves da COVID-19?

Isso acontece porque a água, por ser meio de transporte de várias substâncias no corpo humano, contribui para a melhora da imunidade. A falta de água altera a fluidez do sangue e compromete o transporte de nutrientes e oxigênio, prejudicando a resposta imunológica do nosso organismo.

⠀ 

Pesquisas mostram que perder apenas 2% da água do seu corpo já pode afetar negativamente o humor, a memória e a coordenação.Além disso, as imunoglobulinas tipo A (IgA) representam cerca de 20% dos anticorpos do sangue e predominam em secreções como saliva, lágrima, leite materno etc. A desidratação provoca redução do fluxo salivar, por exemplo, o que pode diminuir a quantidade de IgA.

Como menos IgA, o sistema imunológico fica enfraquecido e, consequentemente, o corpo está mais propenso a infecções.

Lembrando que COVID-19 é a doença causada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2). A hidratação adequada não previne a transmissão e contagio do vírus, mas permite que a imunidade esteja melhore, reduzindo o risco das formas mais graves da doença.

Portanto, beber bastante água mantém o corpo hidratado e a imunidade em alta, mas não substitui os cuidados com a higiene.