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Muita gente reclama de dor, inchaço e cansaço nas pernas, principalmente nos dias mais quentes e ensolarados. As queixas são mais frequentes em mulheres na faixa dos 50 e 60 anos e com varizes. Mas por que isso acontece? A resposta é simples: falta de movimentação da panturrilha.

A panturrilha é como se fosse o segundo coração do corpo humano. O sangue sai do coração pelas artérias para irrigar órgãos e tecidos e depois desce de maneira tranquila para irrigar os músculos periféricos, sem grandes esforços.

O “problema” ocorre quando o sangue precisa voltar para o coração, já que dessa vez há um fator adicional, a gravidade. Se os músculos da panturrilha não estiverem bem fortalecidos, haverá uma dificuldade do retorno venoso. Além disso, o verão causa outro obstáculo: no calor, as veias dilatam, o que dificulta ainda mais o retorno sanguíneo. O resultado são pernas cansadas e inchadas.

Não precisa ter varizes para sentir esse desconforto, mas esse acaba sendo também um fator de risco. Muito tempo sentado ou de pé, sem se movimentar, já é o suficiente [para causar cansaço nas pernas.

Além disso, outro fator que se deve levar em conta é saber como anda sua porcentagem de massa muscular. Isso porque, com o passar dos anos, vamos perdendo de maneira gradual os músculos do corpo.

É muito comum mulheres na faixa dos 50, 60 anos, receberem o diagnóstico de sarcopenia (perda progressiva de massa muscular) e se assustarem.

A regra básica para esses casos é se movimentar e manter-se ativo. Caminhadas frequentes, exercícios de maior intensidade, mas com supervisão, além de uma dieta mais equilibrada (às vezes pode ser necessário aumentar o consumo de proteínas) fazem diferença a longo prazo.

A cada 50 minutos sentado, levante e se movimente por 10 minutos. Estique as pernas, caminhe pela casa, suba escadas. Isso é muito importante.

Por conta da pandemia, muitas pessoas que estão trabalhando no regime de home office estão tendo trombose. Pacientes com esse quadro, que passam mais de 4 horas sentados e não se movimentam de jeito nenhum. Isso é péssimo para o corpo.

Trombose, para quem não sabe, é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas, da região da perna. A trombose incha uma perna só. A panturrilha fica dura, rígida e é preciso tratamento. Agora nesses edemas de verão, as duas pernas incham, mas é só se movimentar, colocar as pernas para cima ou até gelo, que já ameniza o desconforto.

DICAS

Para diminuir os inchaços da perna em dias de verão:

Coloque as pernas para o alto (coloque uma almofada para os pés ficarem na altura acima do coração). Permaneça nessa posição por 20 minutos;

Faça compressas de água fria. A água gelada ajuda a reduzir o inchaço porque causa a contração dos vasos e também auxilia o retorno venoso;

Evite comidas muito gordurosas ou salgadas em excesso, para prevenir a retenção de líquidos;

Movimente-se. Se está muito tempo sentado, é importante levantar e caminhar por 10 minutos;

Para quem fica muito de pé ou parado, o ideal também é se movimentar, sentar um pouco durante os intervalos e usar sapatos confortáveis.