Compartilhar

A partir dos 2 a 3 meses de vida o bebê começa emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais falando, tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

Falar, cantar, contar histórias estimula a fala; mas é muito importante que as palavras sejam ditas corretamente. Utilizar-se de fala infantilizada ou errada não é uma boa prática para o desenvolvimento da criança.

Incentive sempre seu bebê, oferecendo oportunidade para que ele fale e nos momentos em que ele se utilizar de gestos ou linguagem não verbal para solicitação de coisas, formule a frase para que ele associe as palavras aos objetos e ao mesmo tempo ele entenda a importância da comunicação oral.

O uso de telas como TV, computadores ou smartphones são contraindicados, pois tornam a criança passiva a apenas escutar e ver imagens intensamente coloridas e não estimulam a criança a falar.