Compartilhar

Você sabe o que são arritmias cardíacas? Elas são alterações do sistema que produzem e conduzem os estímulos elétricos que fazem o coração bater normalmente e no ritmo certo. Em função dessas alterações, os batimentos podem ser irregulares, acelerados – a taquicardia – ou muito lentos – a bradicardia, podendo comprometer o bombeamento de sangue para o corpo.

Muitas vezes, as arritmias causam palpitações, tonturas, sensação de perda dos sentidos e desmaios, mas, por vezes, podem não existir sintomas e a real gravidade dessas anormalidades só pode ser avaliada por exames como o eletrocardiograma, o teste de esforço, o Holter e outros. Esses exames irão analisar o ritmo e o funcionamento do coração.

Manter hábitos saudáveis é sempre importante e, embora algumas arritmias tenham relação com o estresse, muitas vezes as causas podem ser genéticas ou hereditárias, além das outras variações de ritmo que podem surgir com o envelhecimento ou como consequências de outras doenças cardíacas, como as miocardites.

Além disso, o uso de certas substâncias (como estimulantes e álcool) e alterações hormonais (como nos hormônios da tiroide) também podem fazer o coração trabalhar fora do ritmo normal.

Por isso, conheça a sua história familiar relacionada à saúde cardíaca e visite o cardiologista para verificar como anda a saúde do seu coração, além de realizar os exames cardiológicos, se ele achar necessário.