Compartilhar

Tendo em vista o aumento da temperatura nos últimos dias, fica quase impossível não bater aquela vontade de ir ao parque, à praia ou à piscina, não é mesmo?

Você já deve ter ouvido falar que tomar sol faz bem pra saúde. Mas sabe quais são seus benefícios e como fazer isso de forma correta?

Um dos principais e mais comentados benefícios da exposição ao Sol é a produção de vitamina D, que auxilia o nosso organismo no funcionamento do sistema imune. Porém, é importante lembrar que para que essa medida seja eficaz, é necessário aliar o Sol à uma boa alimentação.

A exposição solar também ajuda a reduzir as chances de desenvolver doenças como a depressão, já que os raios solares atuam na produção de endorfina, um dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer.

Além disso, a exposição adequada à luz do Sol também ajuda a regular o ciclo do sono, contribuindo na redução dos episódios de insônia.

Sabendo dos benefícios da exposição solar, devemos ter em mente os cuidados necessários para que essa prática não traga malefícios à saúde. Um desses cuidados é o uso diário e correto do protetor solar.

Mesmo que você seja exposto à luz solar por um curto período de tempo, é necessário se prevenir com um produto que apresente fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 30. Procure por um protetor solar com boa cobertura contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), sempre conferindo o rótulo do produto. Procure um dermatologista para receber orientações mais adequadas sobre qual o melhor cuidado específico para a sua pele.

O protetor solar deve ser aplicado na quantidade correta (uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo), de forma uniforme para que toda a pele seja protegida. Reaplique a cada duas horas e, também, quando houver muita transpiração.

Prefira ficar em áreas com sombra e lembre-se de manter-se sempre hidratado. Sempre que possível, use chapéus e óculos escuros (com a devida proteção), pois também são ótimos aliados na proteção.

Lembre-se de utilizar o protetor mesmo quando o dia estiver nublado, já que, mesmo nesses dias, a radiação UV chega até nós.

Tomar sol traz inúmeros benefícios para a saúde, como já citado. Mas o excesso, aliado à falta de cuidados (não passar protetor solar, expor-se ao sol em horários inadequados e por muito tempo, não se hidratar) pode trazer consequências muito graves à saúde.

Uma dessas consequências é o câncer de pele, sendo que este câncer representa cerca de 30% dos tumores malignos registrados no Brasil. Inclusive, vale ressaltar que é importante buscar ajuda médica caso você perceba sinais do aparecimento da doença, tais como: surgimento de manchas na pele, alterações da forma e coloração de manchas já existentes, ardência, entre outros.

É importante lembrar, também, que quanto maior o tempo e a intensidade da exposição solar, maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença na pele, visto que isso é algo cumulativo e por isso os riscos aumentam com o passar da idade. Além disso, pessoas com a pele clara e/ou com histórico de câncer de pele na família possuem maiores chances de desenvolverem essa comorbidade.

Sendo assim, tomar sol faz bem, desde que isso seja feito com prudência. Por isso, siga as recomendações de como fazer isso de forma adequada:

procure expor-se à luz solar antes das 10 horas da manhã e/ou após às 16 horas;

mantenha-se hidratado;

utilize filtro solar;

proteja-se com chapéu e óculos escuro;

use roupas leves;

É importante estarmos conscientes de que ainda estamos enfrentando uma pandemia de covid-19! Por isso, lembre-se que, além dos cuidados com a pele, precisamos nos cuidar e nos prevenir amplamente. Ao sair de casa, continue utilizando máscara, mantenha o hábito da higienização das mãos e respeite o distanciamento físico de pelo menos dois metros entre as pessoas.

Cuidar da nossa saúde fazendo atividades prazerosas é necessário e deve ser feito de forma segura, com os cuidados adequados. Assim, cuidamos de nós mesmos e dos outros!

Agora que você já sabe sobre os benefícios e cuidados sobre a exposição solar, é hora de fazer isso com prudência! Para que um dia de sol seja prazeroso na praia, no parque ou na piscina, lembre-se sempre de respeitar as recomendações acima!