Compartilhar

Durante a digestão, diversos órgãos estão em ação. O processo começa pela boca, em seguida os alimentos passam pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Para estimular o trânsito dos alimentos, facilitar a absorção e melhorar o funcionamento do sistema, alimentos ricos em fibras e enzimas, que atuam na quebra das moléculas, são boas opções para incluir no cardápio. Listamos algumas sugestões para manter seu intestino regulado.

Fibras

As fibras participam indiretamente da digestão, estimulando o trânsito intestinal e levando embora algumas toxinas. As fibras solúveis - presentes na aveia, feijão, lentilha e frutas - se ligam às moléculas de água, formando uma espécie de gel que reduz a absorção de gorduras ruins, como o colesterol. Ela também absorve carboidratos de forma mais lenta, evitando picos de glicose e ajudando a controlar o diabetes. Já a fibra insolúvel - do pão integral, farelos, grãos, legumes e cereais - atua aumentando a velocidade do intestino e garantindo o bom funcionamento. A quantidade de fibras recomendada diariamente é de 25 a 35 gramas. A ingestão em excesso pode causar efeito contrário.

Banana

Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, a banana acalma o estômago e ajuda na digestão. Comer uma banana entre as refeições ajuda a controlar os índices de açúcar e gordura no sangue - graças ao frutano, um amido resistente presente na fruta. Também é recomendada para tratar a diarreia, já que dá mais consistência às fezes e é fonte de potássio.

Mamão

A carpaína, presente no mamão, é um alcaloide que, junto com a papaína, atua sobre o líquido biliar ajudando na digestão de proteína animal e outros alimentos pesados, facilitando a absorção pelo intestino. A papaína, enzima digestiva, também é utilizada para alívio nos casos de indigestão aguda e como anti-inflamatório.

Ameixa Com grande potencial laxativo, é a fruta mais indicada para regular o funcionamento do intestino. Rica em fibras solúveis, também é fonte de isatina e sorbitol, substâncias que ajudam a digestão. Recomenda-se a ingestão de apenas duas ameixas por dia, por ser um alimento calórico. Além deste benefício, faz bem à visão, melhora o sistema imunológico, aumenta a densidade óssea e tem propriedades anticoagulantes.

Gengibre

Tem mais de 400 substâncias que trazem inúmeros benefícios à saúde, principalmente ao sistema digestivo. Auxilia na secreção da bile, facilitando a digestão de gorduras e evitando a sobrecarga do fígado. A raiz também é eficaz contra náuseas, vômitos e queimação e tem poder anti-inflamatório.

Iogurtes Probióticos Probióticos são bactérias boas que estimulam a proliferação de micro-organismos na mucosa intestinal, favorecendo o equilíbrio da flora intestinal. Uma flora intestinal equilibrada é capaz de melhorar não só a digestão, como também a regulação do nosso sistema imunológico. Essas bactérias, presentes no iogurte, também evitam a proliferação de patogênicos e ajudam a tratar diarreias. Pesquisas também associam probióticos a uma metabolização mais eficiente dos carboidratos