Os enfermeiros do Hospital foram capacitados recentemente para realizar punção, limpeza e a heparinização de cateter totalmente implantando.

Esse tipo de cateter é muito usado por pacientes oncológicos, melhorando assim qualidade de vida deles e proporcionando maior conforto na administração de medicamentos. Além disso, ele também pode ser usado para infusão de sangue, coleta de sangue, antibióticos, analgésicos, nutrição parenteral e principalmente para infusão de quimioterapia.

A punção do cateter totalmente implantável é uma atividade assistencial de alta complexidade que é privativa do enfermeiro; sendo geralmente implantado quando as condições do acesso venoso do paciente são difíceis, principalmente na oncologia para facilitar a condução da quimioterapia.

Capacitação teórico-prática do profissional para a execução da técnica com segurança diante das melhores práticas é fundamental para minimizar riscos ao paciente garantindo segurança e efetividade no tratamento. Visando maior conforto á essa população usuária, o Hospital capacitou á equipe de enfermeiras através de enfermeiro capacitado do Hospital Bom Pastor em Varginha para manuseio adequado do cateter.

Thabata Alvarenga Pereira realizou a limpeza e heparização do seu cateter no hospital em julho, ela comenta que o fato de esse processo começar a ser realizado na instituição a ajudou muito. “ Me ajudou muito fazer esse processo aqui, pois se não teria que me deslocar para um hospital oncológico”, diz.

Roseane Pereira Maciel, enfermeira responsável técnica, o principal objetivo foi capacitar o profissional enfermeiro na realização da técnica da punção, do curativo e da retirada da agulha com competência e segurança diante das melhores práticas; desenvolvendo habilidade e raciocínio crítico para avaliação do dispositivo, reconhecimento das complicações e eventuais ações relacionadas a elas; Fornecer conhecimentos científicos atualizados sobre aspectos anatômicos e fisiológicos da técnica.