Compartilhar

A obesidade infantil é um problema de saúde pública que pode provocar várias consequências para o futuro, como o surgimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, entre outros. Mas como oferecer uma alimentação adequada e saudável para as crianças que hoje possuem um universo enorme de ofertas de alimentos?

É importante começar logo cedo, com a oferta do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e, após isso, a introdução da alimentação saudável com alimentos prioritariamente in natura. E a família tem um papel fundamental para ajudar os filhos a desenvolverem hábitos mais saudáveis. Isso porque, como as crianças imitam o que veem, os comportamentos alimentares estão associados aos dos familiares.

O primeiro passo é como a família se organiza para que a casa tenha menos alimentos ultraprocessados. Além disso, é preciso envolver a criança na preparação da comida de uma forma mais lúdica, para que ela possa, desde cedo, valorizar a cultura alimentar e a alimentação feita em casa.

A má alimentação na fase infantil pode afetar não só o crescimento físico, mas também o seu desenvolvimento emocional. Uma criança obesa além de ter dificuldade de fazer atividades físicas com os coleguinhas, corre o risco de sofrer bullying afetando também o seu estado emocional.

As famílias também devem evitar oferecer e encorajar as crianças a reduzirem o consumo de bebidas açucaradas, estimular a prática de atividade física e diminuir o tempo gasto com o mundo virtual. A prevenção da obesidade não terá resultados se o ambiente da criança não for considerado.

A culpa não é da criança, o meio que ela vive é que favorece ou não o excesso de peso. Quando há oferta de alimentação saudável nas creches e escolas e há espaços públicos para brincar e fazer atividade física, tudo fica mais fácil para as crianças. A família também deve evitar comprar refrigerantes e sucos de caixinha, biscoitos recheados, pizza, chocolate e outros alimentos com muita gordura, sódio e açúcar

Com informações: Ministério da Saúde