Compartilhar

Depois das reflexões e restrições nos 40 dias da quaresma, chega a hora de degustar as deliciosas comidas da Páscoa. A reunião de familiares e amigos na sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa traz o costume da substituição de carnes vermelhas por peixes e frutos do mar.

Mas antes do sabor, é preciso ter cuidados já na hora de comprar! Para assegurar a qualidade e evitar riscos de infecções ou intoxicações, os alimentos devem ser escolhidos, conservados e manipulados de forma correta.

Como escolher os alimentos

Devem estar apresentados em locais limpos, organizados e estar em bom estado de conservação. Peixes e frutos do mar frescos têm que estar sob refrigeração e apresentar escamas bem aderidas ou couro íntegro, guelras róseas e olhos brilhantes e transparentes. Já os congelados, devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas. Evite adquirir aqueles que apresentam acúmulo de água ou gelo na embalagem, pois podem ter sido descongelados e congelados novamente.

Frutas, legumes e verduras não devem ser consumidos caso tenham partes estragadas, mofadas ou com coloração ou textura alteradas.

E lembrem-se: alimentos não corretamente higienizados, utensílios sujos, insetos e as próprias pessoas podem ser fontes de contaminação

Aproveite a semana para fazer sua receita preferida ou inovar com as receitas compiladas no livro Comida de Verdade, que é uma iniciativa do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UNB) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).