Compartilhar

Em setembro, comemoramos o mês do coração. Embora a data seja simbólica, é uma ótima ocasião para falar sobre o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, os principais fatores de risco e como mudar hábitos da rotina para levar uma vida mais saudável. De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil aproximadamente 30% das pessoas ainda morrem por consequência de uma doença do coração.

Fatores de risco, estilo de vida e fatores genéticos são os principais responsáveis por esses óbitos em todo o mundo.

Veja algumas dicas de cuidados com o coração:

Pare de Fumar

O tabagismo aumenta a pressão arterial, fazendo com o que os vasos sanguíneos sejam lesionados e desta forma tornam um risco de infarto do miocárdio e AVC, sem contar do risco de câncer do pulmão.

Alimentação Saudável

Cuidar da alimentação, fazer refeições com menos gorduras saturadas, para que as artérias não sofram com aterosclerose, outro fato que leva ao infarto e o AVC.

Emagreça ou Engorde

Tentar ao máximo manter o peso ideal, se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou mesmo abaixo do peso é importante mudar os hábitos alimentares. O peso ideal ajuda a evitar diversas doenças, entre elas a alta pressão arterial.

Não Fique Parado

Sempre que puder faça algum tipo de exercício, se não há tempo ou ânimo para entrar na academia, pelo menos é importante não ficar sedentário: subir escadas, fazer caminhadas, andar de bicicleta, fazer tudo para exercitar os músculos, incluindo o coração.

Existem ainda outras dicas importantes, como evitar o consumo de álcool, evitar o estresse, beber muita água, dormir melhor, entre outros.