Pneumonia é uma infecção dos pulmões.

Tipos

Quando a pessoa se infecta em casa, durante sua rotina de vida habitual, os médicos chamam de pneumonia adquirida na comunidade. Quando a infecção ocorre no hospital, os médicos dizem que a pneumonia é hospitalar. Caso a pneumonia ocorra em um paciente intubado na UTI os médicos chamam de pneumonia associada à ventilação mecânica. Esta diferenciação é importante em termos de prognóstico.

Causas

As pneumonias geralmente são causadas por bactérias, mas outros microrganismos como vírus e fungos também podem ser agentes causais.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de pneumonia são tosse, febre, dificuldade para respirar e dor torácica (especialmente quando se respira fundo). A tosse pode ser seca (sem produção de catarro) ou produtiva. Neste caso o catarro (expectoração, para os médicos) pode se assemelhar a muco apenas, ou então ser purulento, até com manchas de sangue.

Diagnóstico

O diagnóstico da pneumonia é feito através de uma consulta médica. Baseado nos sintomas relatados e nos achados do exame físico, o médico pedirá uma RX simples de tórax que mostrará alterações radiológicas compatíveis com pneumonia. A depender da situação exames de sangue podem ser solicitados.

Tratamento

O tratamento da pneumonia é feito com antibióticos (quando causada por bactérias). A maior parte dos pacientes com pneumonia adquirida na comunidade poderá ser tratado em casa. Nos casos que necessitarem internação, o antibiótico será feito por via intravenosa. Espera-se que a melhora clínica ocorra após 2 a 3 dias de iniciado o tratamento.

Prevenção

Medidas simples como alimentação saudável e tempo adequado de sono são importantes para o organismo. Uma higiene adequada das mãos também é importante na prevenção de doenças infecciosas. Não fumar é medida essencial em quaisquer doenças respiratórias. Manter o nariz sempre limpo e hidratado, e evitar ar condicionado em excesso ajudam no bom funcionamento do sistema respiratório. A vacinação anual contra gripe é medida importante de prevenção, assim como as vacinas pneumocócicas, que combatem a bactéria que mais comumente causa pneumonia.

Incidência no Brasil

A pneumonia é a complicação mais importante da gripe, sendo a principal causa de internação e morte por gripe, o que explica o maior número de hospitalizações durante os meses de outono e inverno.

Com informações: Hospital Albert Einstein