Compartilhar

Com a chegada das festas de final de ano, chega também a preocupação com os excessos e o que isso pode significar na balança depois. Para as pessoas que cometeram abusos no Natal ou Ano-Novo, a dica é investir em um processo desintoxicação depois das festas.

Logo depois das festas é importante começar um processo de detox cortando o consumo de carne vermelha, leite e derivados, glúten, cafeína e álcool da dieta.

Contudo, vale lembrar que o ideal é não fazer o processo de desintoxicação por muito tempo e que cortar alimentos deve sempre ser uma decisão tomada em conjunto com um especialista. Depois desse período é importante continuar com hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada cheia de verduras, legumes, carnes grelhadas e carboidratos integrais.

O mais comum nessa época é exagerar nas quantidades. As pessoas costumam comer mais de um tipo de proteína, como peixe, peru e tender, além de misturar vários carboidratos, como arroz, farofa e bolo. Por isso, para não sair da dieta, é indicado abrir mão de alguns pratos.

Além disso, é importante manter a rotina saudável antes e depois das festas para não atrapalhar tudo o que foi conquistado ao longo do ano. Quem quiser se presentear com algo durante as comemorações pode tomar uma taça de vinho no jantar. Refeições balanceadas são aquelas com bastante salada, duas fatias de proteína, três colheres de sopa de carboidrato e, preferencialmente, uma fruta como sobremesa.

Receita de suco detox

Ingredientes

· 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos

· 1 cenoura

· 1 xícara (chá) de talos de erva doce

· 1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.